Antigamente para uma empresa ter um site teria que pagar para uma agência de criação de sites pelo desenvolvimento e também, se o dono do site quisesse ele mesmo gerenciar, pagar pela criação de uma área administrativa. O problema é que nesse caso somente empresas com poder aquisitivo alto poderia ter um site já que a criação do site e também de uma área de gerenciamento deixava o valor total muito alto.
Foi então que surgiu uma ferramenta chamada wordpress que era capaz de gerenciar blogs profissionais. Com o wordpress você poderia montar um blog em poucos minutos através dos temas wordpress que o usuário poderia escolher dentro do diretório na área administrativa.
Desde suas versões iniciais o WordPress já mostrava que poderia oferecer algo a mais para a internet. Hoje ele é responsável pela maior parte dos websites que você ver na internet e segundo o site oficial o wordpress é responsável por 60 milhões de sites atualmente e isso se dá por ele ter total capacidade de gerenciar sites complexos, possuir uma infinidade de plugins e ser altamente customizável.
O que é o WordPress?
Falando de uma forma bem simples o wordpress é um painel administrativo onde você consegue integrar com qualquer tipo de site. Essa integração é feita através dos temas wordpress e de plugins.
Atualmente existem dois sites oficiais de wordpress mas eles são bem diferentes embora o painel de administração tenha o mesmo visual. Estou falando do wordpress.com e do wordpress.org. Vamos entender melhor cada um desses a seguir:
O wordpress.com é um criador de blogs/sites que permite a criação de um blog dentro da própria hospedagem do wordpress. Ou seja, você não consegue levar seu blog ou site criado na plataforma wordpress.com para sua hospedagem de sites preferida.
O wordpress.org é o site onde podemos baixar todo o painel wordpress e instalar na hospedagem de sites que desejarmos. Quando digo que podemos integrar o painel wordpress a qualquer site estou me referindo ao wordpress.org.
Ambos possuem o mesmo painel e são totalmente customizáveis mas o wordpress.com é mais limitado em comparação ao wordpress.org
Vantagens de um site que usa wordpress
Um site que usa o wordpress como seu painel administrativo é com certeza mais fácil de gerenciar e tem maior possibilidade de ter um bom desempenho de SEO.
Com um site em wordpress temos a possibilidade de instalar recursos extras como por exemplo transformar um site institucional em um robusto sistema de e-commerce. Para isso podemos usar os plugins que são extensões para o wordpress.
Além dos plugins temos também os temas wordpress que podem ser pagos ou grátis. Para utilizar um tema wordpress grátis você deve ir em aparência >> temas >> adicionar novo. Já para instalar um tema pago você deve fazer o uplodas dos arquivos também em aparência >> temas >> adicionar novo.
O wordpress é seguro
Uma das maiores vantagens de usar o wordpress é que frequentemente são atualizados os recursos dele e através de um simples clique no botão atualizar podemos manter o site seguro. Além disso existe uma comunidade gigantesca de desenvolvedores melhorando todos os dias a segurança do wordpress.
Existem algumas boas práticas para que o wordpress sempre se mantenha o mais seguro possível que são:
- Manter todos os plugins atualizados para a última versão
- Manter o tema sempre atualizado para a última versão
- Dar permissões 444 para os arquivos wp-config.php e para o .htaccess
Além disso existem alguns plugins que ajudam na segurança como por exemplo o Jetpack por wordpress.com que indico em todos os projetos wordpress e considero indispensável.
Eu já falei em outros posts que por mais que um site seja considerado seguro sempre pode existir uma falha, então a melhor segurança de todas é um bom sistema de backups e para isso existe o plugin UpdraftPlus que usamos também em todos os sites que gerenciamos.
Uma dica importante de segurança é sempre instalar os plugins a partir do diretório dentro do próprio painel wordpress em plugins >> adicionar novo. Assim a fonte do plugin é confiável e isso não ocorre quando você baixa de um site qualquer e instala. Plugins de fontes não confiáveis podem conter falhas de segurança que serão usadas para instalação de malwares e vários outros scripts maliciosos.
Quais os gastos que temos com um site em wordpress
Embora o wordpress, vários plugins e alguns temas sejam grátis ainda é possível que você precise utilizar um tema premium que neste caso é pago e também em alguns casos pode ser necessário usar um plugin que também seja pago.
Todos os temas que instalamos diretamente pelo diretório de temas do wordpress são grátis mas podem ter algumas limitações. Nesse caso será necessário que você compre um tema wordpress premium.
Os plugins que instalamos diretamente do diretório de plugins do wordpress também são grátis mas podem ter uma versão paga. Isso acontece porque na versão grátis não são liberados todos as funcionalidades.